Créditos

Responsável pela Sustentabilidade | Mônica Alcântara

Responsável pela publicação | Guilherme Bourroul

Consultoria GRI e coordenação editorial | usina82

Projeto gráfico e desenvolvimento web | GIZ Propaganda

Fotografia | Eduardo Moody e acervo Odebrecht Agroindustrial

Ética, transparência e integridade

Desempenho dos Negócios Compromisso com os Integrantes

G4-56G4-DMA

Desde nossa fundação, apoiados nos princípios e conceitos da Tecnologia Empresarial Odebrecht (TEO), desenvolvemos nossos negócios com transparência e ética no relacionamento com todos os públicos da nossa cadeia de valor. Essa forma de atuação foi reforçada e ampliada na última safra, a partir das diretrizes da Política sobre Conformidade do Grupo Odebrecht aprovada em novembro de 2016.

Com base na orientação dos Acionistas controladores, revisamos e aprovamos nossa Política de Conformidade, mais rígida em aspectos relevantes para o nosso Negócio. Nossa Política veta, por exemplo, a doação a partidos políticos, mesmo que a legislação brasileira volte a permitir essa forma de contribuição.

Além da Política, criamos em 2016 o Comitê de Conformidade, que auxilia o Conselho de Administração no acompanhamento da implementação da Política e dos planos de ação relacionados ao tema. Em sua formação, o Comitê conta com até cinco conselheiros da Empresa, sendo que um deles é membro independente. Outra exigência é que ao menos um dos membros do Comitê tenha reconhecida experiência e conhecimento nas áreas de contabilidade societária e auditoria contábil e financeira.

Em nossa estrutura operacional, reforçamos a área de Conformidade, que respondia à Diretoria Executiva e passou a se reportar diretamente ao Comitê. Além disso, a área será convidada a participar das reuniões do Conselho de Administração para apresentar seus principais indicadores e resultados. Dessa forma, mantemos nosso compromisso de estar em linha com as melhores práticas do mercado.

Após a estruturação dessa governança, nosso objetivo é, na safra 2017/2018, consolidar o Sistema de Conformidade da Empresa e atuar na comunicação e no treinamento de todos os Integrantes para divulgar e consolidar a Política de Conformidade entre todas as equipes, demonstrando como as diretrizes e aspectos abordados no documento estão relacionados às suas rotinas diárias.

A ampliação da área de Conformidade reforça o compromisso com a ética e a transparência que sempre mantivemos, e cujas diretrizes também estão traçadas no Código de Conduta Ética para Integrantes e no Código de Ética para Fornecedores, ambos disponíveis a todos os interessados no site da Empresa.

Clique aqui para conhecer a Política de Conformidade da Odebrecht Agroindustrial.

Na safra 2016/2017, fortalecemos nossa gestão com a criação do Comitê de Conformidade e a ampliação da área de Conformidade da Empresa.

Leia Mais